A partir do próximo domingo (19) será dada a largada para o São João do Maranhão 2024, com a primeira noite de shows do Maranhão de Reencontros, projeto do governo estadual, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Grupos de cacuriá, tambor de crioula e de bumba-meu-boi vão comandar a festa, que acontecerá na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, em São Luís, durante três domingos (19/5, 26/5 e 02/6).
No primeiro domingo de Maranhão de Reencontros, dia 19, sobem ao palco o grupo de Tambor de Crioula de Mestre Felipe, seguido do Bumba-Meu-Boi de Axixá, Bumba-Meu-Boi Novilho Branco, trupe teatral Pão com Ovo e o ‘batalhão’ do Bumba-Meu-Boi de Maracanã, que encerra a programação.
Lançado em 2022, o projeto Maranhão de Reencontros foi a estratégia adotada à época pelo Governo do Estado, para promover o reencontro de artistas e grupos folclóricos com o público, após o severo período de pandemia de Covid-19, que inviabilizou atividades culturais e reuniões públicas entre os anos de 2020 e 2021.
Para o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, além de preparar o público para a temporada junina, o projeto é uma forma de reforçar a identidade cultural maranhense e valorizar os artistas da terra.
“O Maranhão de Reencontros já faz parte do calendário do Governo do Estado e é o pontapé inicial para o nosso São João. Como o próprio nome sugere, é uma forma de promover o reencontro das pessoas com quem faz a cultura acontecer e é, também, uma forma de fortalecer a identidade maranhense e a valorização das nossas tradições”, avalia.
Nos três dias de Maranhão de Reencontros, as apresentações têm entrada franca e começam sempre às 17h30. “Tenho certeza de que serão três domingos de muita alegria e diversidade para quem está ansioso para a melhor época do ano”, reforça Yuri Arruda.