Uma iniciativa voltada para saúde, cultura e economia criativa foi promovida pelo Instituto Zabumbaça, neste final de semana, no bairro da Liberdade, quilombo urbano de São Luís (MA). A rua Inglês de Souza recebeu, no sábado (10), a ação Viva os Pais da Liberdade, que contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SAPAPVS).
Segundo o vice-presidente do Instituto Zabumbaça, Ribamar Araújo, a ideia foi, com as parcerias, oferecer vacinação, testes de saúde e aulas de música para a comunidade. “Aqui temos muitos idosos e crianças. Então, o Viva os Pais da Liberdade é uma oportunidade prática de atualizar a carteira de vacinação, aprender um pouco do toque de instrumentos, e se divertir com a música ao vivo”, explicou Ribamar Araújo.
Durante toda a manhã, moradores da Liberdade receberam imunizantes direcionados para todas as faixas etárias, assim como fizeram testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A música ao vivo ficou por conta do cantor Neguinho Maravilha, que animou a manhã com clássicos do sertanejo e arrocha.
Léo do Cavaco, professor de harmonia e cavaquinho, destacou que, em breve, o Instituto Zabumbaça vai promover aulas regulares de música, preparando a comunidade para utilizar o conhecimento de forma lúdica e também profissional. “Essas iniciativas permeiam os projetos do Instituto Zambumbaça”, concluiu o professor.