O grupo vai gravar a música de Joãozinho Ribeiro, com direção de Zeca Baleiro
No mês que o Nobre Simplicidade comemora 8 anos de formação, o grupo de samba também celebra a vitória no Concurso Samba do Mará. A apresentação aconteceu no sábado (26), no Miolo Bar, pela disputa da interpretação e gravação de um samba de Joãozinho Ribeiro, em seu próximo trabalho. A direção será de Zeca Baleiro.
“Participar já foi uma honra. Sairmos vitoriosos triplicou o nosso orgulho. É uma grande conquista, porque cantar um samba de um dos mais importantes representantes da música maranhense é de grande responsabilidade. Joãozinho Ribeiro é uma referência”, afirma o músico e compositor Léo Nobre Simplicidade.
Joãozinho Ribeiro, idealizador do concurso, explica que a música “Samba do Mará”, que é o principal objeto e carro-chefe da disputa, já havia sido compartilhada com vários grupos de samba de São Luís, para que incluíssem em seus repertórios.
Os finalistas, selecionados após a escuta da gravação do samba, foram o Nobre Simplicidade concorreu com a Turma do Boneco e A Voz do Povo.
“Conversando com alguns músicos do gênero, surgiu a ideia da realização do concurso. O programa ‘O samba pede passagem’, da Rádio Universidade FM foi o primeiro grande parceiro para a divulgação da ideia”, explica Joãozinho Ribeiro.
De acordo com o edital, dos 3 grupos finalistas, aquele que fosse escolhido democraticamente pelo júri seria premiado com o convite para gravar no álbum de Joãozinho, que será gravado em 2025.
“Ele terá 15 sambas inéditos com direção do parceiro, cantor e compositor Zeca Baleiro. O grupo Nobre Simplicidade foi o grande vencedor”, destaca Ribeiro.
Joãozinho Ribeiro destaca que a parceria com Zeca é uma das mais antigas e robustas. “Temos muitas produções em parceria, inéditas e gravadas. Em 2025, completo 70 anos, e pretendo focar no registro das minhas produções. Zeca e outros tantos parceiros locais e nacionais fazem parte deste foco”, diz.
Nesse novo trabalho, deve haver outras e boas participações locais. Estamos em conversações no momento com vários intérpretes.
Embora do título do Cd ainda não tenha sido definido, provavelmente fará menção ao Maranhão.
O Grupo Nobre Simplicidade, campeão da disputa, já se apresentou ao lado de grandes nomes como Ronaldinho (ex-Fundo de Quintal), Ítalo Bezerra (filho de Bezerra da Silva), Mauro Diniz, Delcio Luiz (ex-Grupo Raça), entre outros ícones nacionais.
“Creio que vivemos um momento muito rico, com muitos grupos se apresentando em diferentes espaços, desde o centro até as comunidades tradicionais da cidade. Penso que deveriam fortalecer mais o samba produzido no Maranhão e os nossos compositores e compositoras, que são muito bons, valorizando suas músicas em seus repertórios”, concluiu Joãozinho Ribeiro.